Detalhes básicos para montar uma pesquisa

Os detalhes básicos para a montagem de uma pesquisa de mercado:

Problema e objetivo do trabalho: as dificuldades identificadas por você, Empreendedor, e o que almeja descobrir com a pesquisa;
Público-alvo: grupo de pessoas e/ou de empresas que têm características em comum para responder a pesquisa;

Mercado-alvo: a região de abrangência (bairro, cidade, estado etc.);

Amostra: o número de pessoas/empresas a serem sondadas. Normalmente, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas MPEs não precisam realmente de algo comprovadamente quantitativo. Por exemplo, nossa consultoria de marketing fez uma pesquisa com apenas 50 empresas nascentes e conseguimos o que queríamos – sabemos o que nossos clientes querem;
Ferramentas (como pesquisar): a pesquisa pode ser feita por telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta etc;

Prazo para sua execução: não há um prazo padronizado para realizar uma pesquisa. Isso depende do problema, do público, do grau de abrangência e, claro, da sua pressa em sair do lugar;

Recursos financeiros para sua viabilização: isso depende dos recursos utilizados (ex.: telefone), mas se você fizer pela internet, pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Forms. Você também pode optar por contratar uma empresa especializada em pesquisas ou uma consultoria em marketing, mas saiba que pesquisas de mercado não são bichos de 7 cabeça e, acima de tudo, nada melhor do que você falar com seu cliente.

Fonte:http://www.saiadolugar.com.br/marketing/como-montar-uma-pesquisa-de-mercado/