Pesquisa de mercado: o que analisar?
Pesquisa de mercado: o que analisar?
Numa pesquisa de mercado alguns itens são estratégicos e devem ser contemplados
Na pesquisa de mercado devem ser analisados os seguintes pontos:
– Estudo do consumidor: o tamanho do mercado, a sua segmentação, os costumes e os hábitos do consumidor;
– Estudo do produto: melhorias técnicas ou comerciais em produtos já existentes, novas utilidades para os produtos, novos produtos e decisão de abandono de produtos;
– Estudo do produto industrial: testes de longevidade (ciclo de vida), testes de confiabilidade (problemas técnicos), testes de desempenho (produtividade), testes de funcionamento e testes de viabilidade;
– Estudo da embalagem: cor, tamanho, aceitação, tipo de material e formato;
– Estudo da imagem de marca: o que os clientes internos e externos acham da marca, quais as mais conhecidas e qual a sua simbologia;
– Estudo do preço de venda: quanto os concorrentes cobram, qual a margem de contribuição, quanto pagam os consumidores e quanto se deve produzir (ponto de equilíbrio);
– Estudo da distribuição: problemas de localização, de comercialização, estudos de implantação, definição de rotas e logística;
– Estudo da concorrência: mapeamento da concorrência direta e indireta, estudo dos diferenciais competitivos e estudo para parceria e terceirização;
– Estudos de conjuntura: definições e levantamentos de cenários, estudos de viabilidade econômica financeira e mercadológica;
– Estudo das promoções e da publicidade: definição das estratégias de promoção, estudos de otimização de mídia, testes de recall e de lembrança, campanhas de incentivos e de endomarketing.
– Estudo do consumidor: o tamanho do mercado, a sua segmentação, os costumes e os hábitos do consumidor;
– Estudo do produto: melhorias técnicas ou comerciais em produtos já existentes, novas utilidades para os produtos, novos produtos e decisão de abandono de produtos;
– Estudo do produto industrial: testes de longevidade (ciclo de vida), testes de confiabilidade (problemas técnicos), testes de desempenho (produtividade), testes de funcionamento e testes de viabilidade;
– Estudo da embalagem: cor, tamanho, aceitação, tipo de material e formato;
– Estudo da imagem de marca: o que os clientes internos e externos acham da marca, quais as mais conhecidas e qual a sua simbologia;
– Estudo do preço de venda: quanto os concorrentes cobram, qual a margem de contribuição, quanto pagam os consumidores e quanto se deve produzir (ponto de equilíbrio);
– Estudo da distribuição: problemas de localização, de comercialização, estudos de implantação, definição de rotas e logística;
– Estudo da concorrência: mapeamento da concorrência direta e indireta, estudo dos diferenciais competitivos e estudo para parceria e terceirização;
– Estudos de conjuntura: definições e levantamentos de cenários, estudos de viabilidade econômica financeira e mercadológica;
– Estudo das promoções e da publicidade: definição das estratégias de promoção, estudos de otimização de mídia, testes de recall e de lembrança, campanhas de incentivos e de endomarketing.