Pesquisa de mercado: o que analisar?

Pesquisa de mercado: o que analisar?

Numa pesquisa de mercado alguns itens são estratégicos e devem ser contemplados
Na pesquisa de mercado devem ser analisados os seguintes pontos:

– Estudo do consumidor:
 o tamanho do mercado, a sua segmentação, os costumes e os hábitos do consumidor;

– Estudo do produto:
 melhorias técnicas ou comerciais em produtos já existentes, novas utilidades para os produtos, novos produtos e decisão de abandono de produtos;

– Estudo do produto industrial:
 testes de longevidade (ciclo de vida), testes de confiabilidade (problemas técnicos), testes de desempenho (produtividade), testes de funcionamento e testes de viabilidade;

– Estudo da embalagem:
 cor, tamanho, aceitação, tipo de material e formato;

– Estudo da imagem de marca: 
o que os clientes internos e externos acham da marca, quais as mais conhecidas e qual a sua simbologia;

– Estudo do preço de venda:
 quanto os concorrentes cobram, qual a margem de contribuição, quanto pagam os consumidores e quanto se deve produzir (ponto de equilíbrio);

– Estudo da distribuição:
 problemas de localização, de comercialização, estudos de implantação, definição de rotas e logística;

– Estudo da concorrência:
 mapeamento da concorrência direta e indireta, estudo dos diferenciais competitivos e estudo para parceria e terceirização;

– Estudos de conjuntura:
 definições e levantamentos de cenários, estudos de viabilidade econômica financeira e mercadológica;

– Estudo das promoções e da publicidade:
 definição das estratégias de promoção, estudos de otimização de mídia, testes de recall e de lembrança, campanhas de incentivos e de endomarketing.